Mas Qual O Verdadeiro Segredo Para Controlar As Finanças?

Uma das qualidades mais importantes para o ser humano é: DOMÍNIO DE SI.

Domínio em quanto se come, o que come, o que faz, como faz, e não menos importante o que compra, como gasta, o que gasta.

Infelizmente não aprendemos na escola a matéria EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

E isto pode estar fazendo muita falta na fase adulta.

Nem nossos pais nos ensinaram pois eles talvez não julgaram importante ou nem sabiam também.

O que é preciso para controlar as finanças? A resposta é PLANEJAMENTO.

Planejando desde a compra que você irá fazer neste final de semana. A próxima compra de roupas, quanto que irá por de gasolina no carro, quanto irei gastar na próxima viagem.

O que fazemos simplesmente é ir no mercado sem lista, com um cartão de crédito ou débito, não sabemos quanto previamente vai dar o valor final da nossa compra. E compramos assim todos os finais de semana.

Você faz desta forma? Eu fiz desta forma durante muito tempo.

Experimente neste mês quando receber o seu salário. Escrever no caderno ou no computador ou celular o quanto você irá gastar no mercado no mês, e faça com isto com gasolina, em roupas, no lazer, separe para manutenção do carro, já reserve uma quantidade para os feriados de fim de ano, pra impostos do começo do ano.

Então faça uma lista de mercado, anote o que irá comprar naquela semana, lembre-se do valor aproximado que gastou em cada item, some e veja quanto você irá gastar. Agora verifique se este valor confere com o valor que você definiu para gastar na semana no item mercado. Se ultrapassou muito, ajuste retirando itens que você pode passar sem esta semana.

Esta prática vai te ajudar a manter o controle das finanças, pois planejamento não é só pra comprar a casa, ou viajar.

O grande segredo está aí, já não vai ser você passando mil cartões porque acabou o limite dos outros, ou você quase cair de costas porque tudo subiu. Mas você previamente já vai saber quanto irá gastar.

Leia tbem: